quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

ISILDA GONÇALVES

Isilda e sua irmã Lígia, na partida dos 10 km da
Taça da Europa de Marcha de Dudince, em 1998.
Foto: O Marchador
Durante anos, Isilda Gonçalves esteve no topo da marcha atlética portuguesa do sector feminino. Chegou a ser a atleta com maior antiguidade, tal foi o prolongamento da sua dedicação à especialidade. Ao longo da carreira coleccionou títulos e recordes nacionais, em pista e em estrada, tendo mesmo sido a primeira marchadora portuguesa a cumprir os 10 km em menos de 50 minutos.

Isilda Gonçalves nunca deixou de representar clubes da sua terra natal, o Montijo, primeiro o União (1988-90), depois o Clube Desportivo (1991-97 e 2001-02) e ainda o Maratona Clube do Montijo (1998-2000).

O momento mais alto chegou em 1992, com a presença nos Jogos Olímpicos de Barcelona, numa altura em que era constante a sua presença nas selecções nacionais, por onde passou ao longo de toda a década de 90.

Retirada da competição desde 2002, Isilda figurará sempre como um nome histórico na marcha portuguesa, onde se iniciou em 1986, com a irmã gémea Lígia.

Como curiosidade, acrescente-se que Isilda Gonçalves fez 105 provas de 10 km e 15 de 20 km, tendo sido internacional por 18 vezes, em todos os tipos de grandes competições: Jogos Olímpicos, campeonatos do mundo e da Europa e taças do mundo e da Europa.

A 17 de Março deste ano, a cidade do Montijo volta a ser palco de uma grande competição nacional, no caso concreto, os campeonatos de Portugal de marcha, em estrada, a que se associa a disputa dos 50 km dos campeonatos de Espanha.

Ora, a organização da prova entendeu homenagear Isilda Gonçalves atribuindo o seu nome ao Torneio Nacional “Marchador Jovem”, competição que reúne os melhores atletas infantis e iniciados das várias regiões do país. Muito justamente, sublinha-se.