Josep Vinuesa e Eduardo Amoros, de Espanha, em atuação numa das edições dos campeonatos na década de oitenta. Foto: arquivo O Marchador. |
Neste sábado, as Associações de Atletismo de Lisboa e Setúbal realizarão os seus campeonatos de estrada na zona circundante ao Estádio de Honra do complexo desportivo do Estádio Universitário de Lisboa, com provas destinadas a todos os escalões etários (benjamins a veteranos).
A jornada que será realizada num circuito de 1 km, terá início às 14h00, com a realização das competições masculinas de 20 km para seniores masculinos, 10 km para seniores femininos e juniores masculinos, e ainda 5 km para juvenis e veteranos masculinos e femininos, e ainda para juniores femininos. Às 15h30 será dada a partida dos 4 km para iniciados masculinos e femininos, e meia hora depois será a vez dos infantis, 3 km. O último tiro está marcado para as 16h30, quando saírem os participantes da prova de 1 km para benjamins.
Aguarda-se, com natural expetativa, a participação dos atletas olímpicos João e Sérgio Vieira, Vera Santos e Kristina Saltanovic (extra), bem como dos internacionais Pedro Isidro e Dionísio Ventura (extra), nas principais provas do programa. Inscreveram-se, até ao momento, uma centena de atletas.
José Pinto, que venceu a primeira edição, em 1983, então disputada na distância de 30 km, é ainda o mais vitorioso, com 10 triunfos. No sector feminino, Vera Santos, Paula Gracioso e Dora Cabrita têm 4 vitórias cada, sendo que, a sportinguista, é a única em actividade.
Desde quase sempre realizados com a designação de “Troféu Aires Denis”, uma justa homenagem a um dos pioneiros da marcha atlética em Portugal, recentemente desaparecido, e que durante vários anos foi diretor da Associação de Atletismo de Lisboa, nos últimos anos tal menção não tem sido referenciada apesar dos apelos nesse sentido.
A equipa dos juízes de marcha será formada por José Dias, Joaquim Graça, Ana Toureiro, José Ganso, Américo Brito e Ermelinda Mineiro.