Fotomontagem: O Marchador. |
A World Master Athletics (WMA), organismo que rege a nível mundial o atletismo destinado a atletas veteranos (de 35 ou mais anos de idade), publicou no seu «site» oficial as alterações, datadas de 5/12/2024, às Regras de Competição e Técnicas para 2025 (v1).
A destacar na referida publicação e no que diz respeito à marcha atlética é o facto da World Master Athletics admitir agora em todos os eventos sob a sua égide a implementação da Zona de Penalização (Penalty Zone, na versão inglesa) em provas da disciplina, mas disputadas em estrada (RT 54.7.3), a carecer de melhor esclarecimento.
A decisão agora tomada pela WMA altera, se bem que apenas para provas em estrada, o que vinha sendo habitual e especificado nos regulamentos internacionais dos veteranos, isto é, a não utilização da Zona de Penalização.
Recorde-se que a Zona de Penalização permite a um atleta não ser desclassificado durante uma prova em que tenha recebido 3 notas de desclassificação de três juízes de marcha, antes sim cumprindo uma paragem na referida área por um determinado tempo consoante a distância da prova que disputa (5 km, 30 segundos, 10 km, 1 minuto, etc.). Uma nota de desclassificação adicional, a 4.ª, determinará a desclassificação propriamente dita do atleta.
A título de curiosidade, se se aplicasse esta nova medida a um evento já realizado no ano passado, por exemplo, a prova de 20 km marcha do EMACNS Porto Santo 2024, em vez dos 4 atletas desclassificados com 3 ou mais notas de desclassificação teríamos apenas 2 atletas (os que receberam 4 notas de desclassificação).
O documento da WMA está disponível aqui.