Khoo Chong Beng. Imagens: fb Olympic Council of Malaysia e do próprio. Montagem: O Marchador |
Khoo Chong Beng, um dos mais antigos juízes Internacionais de Marcha do Painel da World Athletics, foi uma das personalidades homenageadas no passado mês de dezembro pelo Comité Olímpico da Malásia, numa cerimónia que igualmente prestou o justo tributo a todos aqueles (atletas, dirigentes, juízes e árbitros) que prestaram relevantes e meritórios serviços ao desporto malaio.
O acontecimento, que teve lugar na unidade hoteleira Shangri-la, no Grand Ballroom, em Kuala Lumpur, coincidiu com a comemoração dos 70 anos do Comité Olímpico Nacional, enquanto entidade reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional (COI) tendo o juiz da Malásia justificado a honraria em reconhecimento do seu desempenho na marcha atlética e a contribuição para o desenvolvimento da especialidade no país e no mundo.
Khoo Chong Beng competiu nos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos de 1976, em Montreal. Nos Jogos do Sudeste Asiático, também na distância de 20 km, conquistou a medalha de ouro nas edições de 1971 e 1977 e a de bronze nos Jogos Asiáticos de 1978. Nos Campeonatos da Ásia de 1973 foi medalha de bronze e nos de 1975 conquistou o ouro.
As primeiras referências de Khoo Chong Beng no exercício da atividade de juiz internacional de marcha surgem em 1995 quando integrou o painel da então IAAF, aí se mantendo no nível mais elevado até 2018, ano em que, por limite de idade (agora não existindo esse fator) deixou de pertencer ao painel de nível III, fixando-se no painel asiático até aos dias de hoje.
De notar, pela sua relevância, as nomeações da IAAF/WA para atuar em 3 Jogos Olímpicos, os de Pequim (2008), os de Londres (2012) e os do Rio de Janeiro (2016), e as 6 presenças em Campeonatos Mundiais de Atletismo, nomeadamente, em Edmonton (2001), Paris (2003), Osaca (2007) e Moscovo (2013), Pequim (2015), Londres (2017), o que fazem do juiz de Kuala Lumpur um dos que mais vezes atuou em grandes eventos internacionais.