quinta-feira, 30 de março de 2023

MADRID MARCHA vai ter lugar a 30 de abril

Imagens: LOC Madrid Marcha. Montagem: O Marchador

É já daqui a um mês que terá lugar na principal artéria da capital espanhola a segunda edição do Grande Prémio Internacional Madrid Marcha LaLiga, que se vai consolidando como um dos mais importantes eventos mundiais da especialidade, integrado que está na categoria GOLD da World Race Walking Tour do Circuito Mundial da World Athletics (WA).

O evento terá como principal motivo de interesse a realização dos 10 km marcha masculinos e femininos, tendo por palco a icónica Gran Vía, em Madrid, às 10:30 horas de domingo, num circuito com um perímetro de 1 km no sentido ida e volta (500 metros para um lado, 500 para outro) e com a participação de campeões olímpicos, mundiais e continentais, mas não se limitando àquela prova de elite mundial pois, às 9:00 horas será dado o tiro de partida para os 3 km Sub-14 e Sub-16 e, meia hora depois, os 5 km Sub-18 e Sub-20, todas provas mistas, com um máximo de 80 atletas.

O evento tem a singularidade de ter sido idealizado por Diego García Carrera, marchador madrileno de classe mundial com um invejável currículo nos 20 km marcha (medalha de prata nos Europeus de 2018, medalha de bronze nos Europeus de 2022 e finalista olímpico – 6º classificado nos Jogos de Tóquio), que assumirá a direção desportiva da prova e participando ele próprio nela (2º na edição de 2022), destinada exclusivamente a atletas convidados (40 por sexo) a fim de se assegurar um alto nível técnico.

A organização do evento vai premiar os primeiros 10 classificados em ambos os sexos com prémios monetários, os vencedores com o montante de 3.000 euros cada até um total de 20,900 euros. Os famosos Cinemas Capitol constituirão o centro das operações na parte logística, enquanto o hotel que albergará os atletas, treinadores, dirigentes e oficiais, será o mesmo do de 2022 – o Hotel Princesa Plaza Madrid, localizado na Calle de La Princesa, no tradicional e elegante bairro de Argüelles.

A Comunidad de Madrid é, naturalmente, o grande suporte do evento que ainda contará com os patrocínios de LaLiga (a transmissão no ano passado, via streaming, foi de elevado nível), o periódico desportivo de referência, MARCA, e a conhecida marca de sapatos e vestuário desportivo SKECHERS.

Tudo se conjuga, pois, para que assistamos a uma prova de grande espetacularidade e a todos os títulos promocional para a especialidade que mais medalhas deu ao atletismo espanhol (em Campeonatos Europeus e Mundiais e em Jogos Olímpicos foram nada menos de 44) e, como nos referia ainda Diego García “gostaríamos de utilizar um palco tão mediático para enviar ao mundo uma imagem de unidade na marcha atlética com um pedido de respeito às instituições que tanto negligenciaram a nossa especialidade. Respeito pelo nosso passado, pelo presente e, acima de tudo, pelo futuro.

Um bem-haja ao nosso caro amigo Diego García!

Consulte o «site» do evento, aqui.