sábado, 11 de março de 2023

Campeonatos Nacionais de 20 km Marcha em Estrada, este domingo em Buarcos

Imagem: Federação Portuguesa de Atletismo. Montagem: O Marchador

Buarcos, uma freguesia da Figueira da Foz, será pela primeira vez palco dos Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada na vertente dos 20 km, evento organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo e que tem como parceiros na organização/colaboração a ADAC - Associação de Atletismo de Coimbra, a Câmara Municipal da Figueira da Foz, e a Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião.

De acordo com o programa horário, os 20 km absolutos femininos, com 14 atletas inscritas, inicia-se às 9h15, e 15 minutos mais tarde será dada a partida dos 20 km absolutos masculinos (9h30), com 15 inscritos.

De entre os atletas nacionais (e alguns estrangeiros), destaque-se a participação, nos masculinos, de João Vieira (Sporting CP) e Rui Coelho (SL Benfica) e do colombiano Eider Arévalo, e nos femininos, de Ana Cabecinha (CO Pechão), Inês Henriques (CN Rio Maior), Vitória Oliveira (Individual) e da porto-riquenha Rachelle de Orbeta.

Os campeões em título na distância (Olhão-2022) são Rui Coelho, e Ana Cabecinha, atleta que detém o recorde nacional feminino com 1:27:46 (Pequim-2015). O recorde masculino está na posse de João Vieira, com 1:20:09 (Gotemburgo-2006).

O programa contempla igualmente provas para os escalões sub-20 (10 km), com partidas em simultâneo com os 20 km, e ainda para os sub-18, os femininos (5 km) às 10h15, e os masculinos (10 km) às 10h30.

Os atletas veteranos nas suas várias faixas etárias (35 anos em diante) terão provas de 10 km a contar para o Campeonato Nacional da ANAV - Associação Nacional de Atletismo Veterano, provas cujas partidas serão em conjunto com os atletas sub-18.

Em paralelo com os campeonatos, terá lugar o Torneio Nacional Marchador Jovem dedicado aos escalões sub-16 (4 km) e sub-14 (3 km) e com a designação «Luís Sousa», dedicado marchador do distrito de Coimbra e representante do centenário clube SuoVais - Sociedade União Operária dos Vais.

O regulamento dos campeonatos está disponível aqui.

A listagem de atletas inscritos nos campeonatos por prova pode ser consultada aqui. No torneio da ADAC, ver aqui.