quinta-feira, 11 de março de 2021

Grupo A do Campeonato Nacional de Clubes este fim-de-semana em Pombal

Foto: António Sousa. Montagem: O Marchador

Num figurino inédito, a Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação Distrital de Atletismo, com o apoio da Câmara Municipal de Pombal, vão levar a efeito a primeira série da final do Campeonato Nacional de Clubes em pista coberta, a ter lugar na Expocentro, em Pombal, atualmente a única pista coberta disponível no país para a realização de provas de corrida e de marcha.

Nesta primeira fase, englobando as oito mais fortes equipas (O Benfica anunciou a desistência), as jornadas serão realizadas nas tardes de sábado (13) e domingo (14), com a participação do Sporting CP, SC Braga, J. Vidigalense, ACD Jardim da Serra, Grecas – Vagos e ADR Água de Pena, em masculinos e femininos, CA Seia e Casa do Benfica de Faro, em masculinos, e GR Eirense e GA Fátima, em femininos.

As provas de marcha estão agendadas para sábado, às 15:05 horas (3.000m femininos) e às 15:40 horas (5.000m masculinos) e quer estas como em todas as restantes obedecendo a restritas medidas sanitárias de acordo com as orientações emitidas pela Direção-Geral de Saúde.

As provas serão fiscalizadas por cinco juízes internacionais de marcha, facto que não é muito comum, quer em Portugal, quer no estrangeiro, na medida em que apenas dois países dispõem de juízes em número superior /(6) nos painéis de especialistas da World Athletics ou continentais, no caso, a Espanha e os EUA.

A lista de atletas inscritos na marcha (apenas 1 atleta a participar) é a seguinte:

3.000 m femininos
ADRAP: Adriana Viveiros;
AJS: Andreia Freitas;
GAF: Margarida Sá;
GRE-AA: Lídia Pereira;
GRECAS: Mariana Serrão e Nádia Cancela;
JV: Bruna Marques;
SCB: Vitória Oliveira;
SCP: Carolina Costa e Vera Santos.

5.000 m masculinos
ADRAP: João Afonso Olim;
AJS: Diogo E. Fernandes;
CAS: Cristiano António e Rui Coelho;
CBF: Amaro Teixeira;
GRECAS: Jaime Santos;
JV: David Gregório e Pedro Santos;
SCB: Filipe Loureiro;
SCP: João Vieira e Rúben Santos.