sábado, 6 de março de 2021

Campeonatos de Itália de 20 km marcha terão lugar este domingo, em Grottaglie

O cartaz do evento em Grottaglie. Montagem: O Marchador

Os campeonatos italianos de 20 km marcha vão ter lugar este domingo na cidade de Grottaglie, região de Puglia, província de Taranto, acolhendo os melhores atletas transalpinos, aqui, com a exceção de Antonella Palmisano, que já tem os mínimos exigidos para os Jogos Olímpicos, quando concluiu a prova de Podebrady, em outubro passado, no tempo de 1:28:40 optando, na sua planificação de treino, por competir nos 10.000 metros marcha de Roma, a 18 de abril.

Nos 20 km femininos, a grande figura da competição será Eleanora Giorgi, a recordista italiana na distância com a marca de 1:26:17, alcançada em Múrcia, na Taça da Europa de 2015, mas que em abril de 2019 obteve o tempo de 1:27:46, em Podebrady, optando desde então por preparar-se para os 50 km, com o sucesso conhecido pelo estabelecimento do recorde europeu na distância, e depois, nos 35 km (Ostia), testando a sua performance na distância que vigorará nos Mundiais de Eugene, a par dos 20 km, igualmente com perspetivas animadoras.

Mas, na distância feminina, há outras atletas que buscarão o mínimo olímpico (1:31:00) ou, na pior das hipóteses uma marca que lhe dê o conforto necessário para entrar no ranking da World Athletics, sabendo que haverá apenas mais uma vaga. São candidatas, Valentina Trapletti, Mariavittoria Becchetti, Federica Curiazzi e a promessa Sub-23, Sara Buglisi.

Nos 20 km masculinos, os mínimos olímpicos (1:21:00) estão no horizonte dos melhores marchadores italianos da atualidade que irão participar na prova, sabendo-se que Matteo Giopponi já os tem (1:19:58, em Podebrady, no ano passado). Giorgio Rubino (medalha de bronze nos Europeus de Berlim, em 2019), Francesco Fortunato (campeão em título), Federico Tontodonati, Michele Antonelli e os jovens talentosos Riccardo Orsoni e Davide Finocchietti, são outros dos inscritos com objetivos ambiciosos.

Os campeonatos, que ainda incluirão provas de 15 km Sub-20 masculinos e 10 km Sub-20 femininos, além dos iniciados (6 km masculinos e 4 km femininos), com uma participação total de 182 atletas, serão realizados em memória de Anna Rita Sidoti e contarão com a presença de juízes internacionais da especialidade (principalmente os europeus estão a ser muito requisitados neste mês), condição absolutamente necessária para a validação das marcas a realizar. Para Grottaglie vão atuar Dolores Rojas (Espanha), Jean-Pierre Dahm (França), ambos selecionados para os Jogos Olímpicos, e Stefan Alexandru (Roménia).

Fonte: FIDAL