sábado, 28 de dezembro de 2019

Oficiais portugueses chegam às 50 internacionalizações em 2019

Jorge Salcedo. Foto: European Athletics

Pela primeira vez na história do atletismo a arbitragem portuguesa atingiu a cifra da meia centena de nomeações internacionais em eventos realizados num só ano, com especial relevância nos continentes europeu (Alemanha, Azerbaijão, Bielorrússia, Croácia, Eslováquia, Espanha, França, Grécia, Itália, Lituânia, Polónia, Reino Unido, Suécia, Suíça e Turquia) e asiático (China, Índia, Japão e Qatar).

De facto, o ano de 2019 é um marco muito importante na afirmação dos juízes portugueses nas mais diversas competições de cariz internacional, em certa medida também devido ao número muito significativo de oficiais portugueses nos painéis internacionais da World Athletics e da European Athletics, não apenas intervindo na qualidade de juízes como, igualmente, na monotorização de eventos e no plano formativo, aqui com ações direcionadas a juízes no continente europeu e no Japão.

Relativamente aos que foram chamados a intervir no estrangeiro salientamos, no caso dos Juízes Internacionais de Marcha, os nomes de José Dias e Vasco Guedes (Painel da IAAF, agora World Athletics), Eduardo Gonçalves, Joaquim Graça e José Ganso (Painel da EA), nos Oficiais Técnicos Internacionais, de António Costa, Jorge Salcedo, Samuel Lopes e Rui Loução (Painel da WA) e Elisabete Simão, Luís Abegão e Renato Soares (Painel da EA), no Painel de Partidas da WA, de Luís Figueiredo e no Painel de Delegados Técnicos da EA (provas fora do estádio), de Luís Dias.

De todos os referenciados, destacamos a figura ímpar de Jorge Salcedo, o juiz português melhor sucedido a nível internacional (também o de maior longevidade na carreira – internacional desde 1984), com presenças nos Jogos Olímpicos de 2000, 2004, 2008 e 2016 e nomeação já assegurada para os de Tóquio, em 2020, onde será o chefe dos Oficiais Técnicos Internacionais. Por outro lado, foi presidente do agora extinto Comité Técnico da WA desde 1999 e fez parte do Conselho da Associação Europeia durante longas três décadas. Com larga experiência na formação e certificação de juízes em Portugal e no estrangeiro, Salcedo contabiliza no seu vasto e rico currículo a atuação em mais de 100 eventos internacionais.  

Jorge Salcedo, que presidiu, com grande êxito, ao Comité Organizador dos Campeonatos Europeus de Corta-Mato que tiveram lugar este mês, em Lisboa, foi distinguido no mês passado, no decorrer da Gala da Associação Europeia de Atletismo, com o Diploma de Membro Honorário, em reconhecimento da sua longa atividade em prol do atletismo europeu, facto que mereceu amplo destaque na revista "Inside Track" daquele organismo e cuja foto aqui reproduzimos.

A todos a equipa de “O Marchador” endereça as suas felicitações, desejando um ano de 2020 tão bom ou ainda melhor que este, quer no plano pessoal como no desportivo.