quarta-feira, 5 de junho de 2019

Faleceu Ken Matthews, campeão olímpico em Tóquio 1964

Fotos: Wikipedia, Athletics Weekly e Daily Post/família Matthews
Montagem: O Marchador

Uma triste notícia no mundo da marcha atlética com o falecimento, este domingo, do britânico Kenneth Joseph Matthews, aos 84 anos de idade.

Nascido em Birmingham, em 21 de junho de 1934, Matthews iniciou-se na prática da marcha atlética com 18 anos obtendo, logo nesse ano, o seu primeiro dos vários títulos nacionais na sua carreira desportiva. Viria a qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, mas não conseguiu terminar a prova.

Marchador de estilo fluido e passos longos, venceu, em 1961, os 20 km marcha da Taça do Mundo de Marcha, em Lugano, no atual figurino com a designação de Campeonato Mundial de Seleções, feito que repetiu na edição seguinte de Varese, juntando os títulos individuais aos coletivos.

Em 1962, nos Europeus de Belgrado, sagra-se campeão os 20 km marcha, à frente de Hans-Georg Reimann, da então RDA, e do soviético Vladimir Golubnichiy.

Em 1964 partia para os Jogos Olímpicos de Tóquio como um dos favoritos acabando por se sagrar campeão olímpico na prova dos 20 km marcha ao obter a marca de 1:29:34, que constituiu recorde olímpico e com uma diferença de um minuto e 39 segundos sobre o segundo classificado, o alemão da RDA, Dieter Lindner, a maior diferença alguma vez registada na distância, em Jogos Olímpicos.

Daqueles Jogos Olímpicos de Tóquio foi um dos quatro britânicos a obter a medalha de ouro, além dos saltadores em comprimento, Lynn Davies e Mary Rand, esta a primeira mulher a alcançar o título olímpico, e Ann Packer, nos 800 metros. No regresso apoteótico dos campeões olímpicos a Inglaterra, foi o único que não viu ser-lhe atribuído uma das mais altas distinções honoríficas na Grã-Bretanha - a Ordem do Império Britânico (MBE), criada a 4 de junho de 1917 pelo Rei Jorge V. Fez-se um autêntico clamor na opinião pública levando a que finalmente, após 13 anos sobre o seu título olímpico, fosse agraciado com a MBE.