sábado, 8 de setembro de 2018

Sandy Karam, uma marchadora libanesa em Chiasso

Sandy Karam na competição em Chiasso e no estágio em St. Moritz.
Fotos: La Marcia.com e fb de Sandy Karam
Montagem: O Marchador

No passado domingo, dia 2/9, em Chiasso, na Suíça, quando da Jornada Internacional de Marcha, de entre os participantes constava uma atleta, Sandy Karam, cuja origem é pouco habitual na disciplina, o Líbano, país árabe localizado na extremidade leste do mar Mediterrâneo, na Ásia Ocidental, numa região que faz ligação entre esse continente e a Europa.

Karam, de 22 anos, participou na prova de 10 km e foi terceira classificada com 57.45, registo que não sendo significativo, não deixa de ser interessante mencionar por constituir um recorde nacional absoluto de estrada de uma atleta que, após lesão, participou pela primeira vez numa competição na Europa, culminando um estágio em altitude realizado em St. Moritz. É treinada por Maria Pia Nehmé, atleta internacional de meio-fundo e fundo, atualmente com 37 anos de idade.

Estudante de Engenharia Mecânica, Karam tem como prioridade, para além dos estudos, a marcha atlética, sendo detentora dos recordes nacionais desde os 3.000 metros aos 20 km e, quem sabe, futuramente nos 50 km!

Se bem que ainda jovem, possui já experiência internacional, com participações pela seleção nacional desde 2011, no 1.º Campeonato Jovem da Ásia Ocidental (Beirute), depois em 2012, no Campeonato da Ásia Absoluto (Dubai), em 2013, de novo no Campeonato Jovem, em 2.ª edição (Amã) e no Campeonato Árabe de Cadetes (Cairo), em 2014, no Campeonato Árabe de sub-20 (Egipto), em 2015, no Campeonato Árabe (Manama, Bahrein) e nas Universíadas (Gwangiu), em 2016, nos Campeonatos do Mediterrâneo de sub-23 (Tunis). Já este ano (2018), obteve a medalha de ouro em Julho passado no Campeonato Absoluto da Ásia Ocidental, em Amã, na Jordânia.

Ficamos na expetativa de obter mais novidades sobre Sandy Karam, formulando-lhe votos de bons desempenhos desportivos.

Colaboração: LaMarcia.com