quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Associação Europeia reúne Juízes de Marcha em Alcobendas

Foto: Sportsfile. Montagem: O Marchador

De hoje, dia 20, e até ao próximo domingo (23) terá lugar na Universidade Europa de Alcobendas, na região de Madrid, Espanha, um Seminário para juízes especialistas de marcha, seguido de certificação, com os resultados desta a determinar a constituição do novo Painel Europeu de Juízes de Marcha para o período de 2019 a 2022. A iniciativa é promovida pela Associação Europeia de Atletismo (EA).

O evento será coordenado por Steve Taylor (Grã-Bretanha) e Jean-Pierre Dahm (França), dois dos mais experientes juízes internacionais do Painel de nível III da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e contará com a presença de 42 juízes (17 estreantes e 25 certificados), provenientes de 26 países do continente europeu inserindo-se, neste contexto, uma juíza israelita, que também possui a nacionalidade russa.

Maris Peterson (Rússia) e Ann-Iren Guttulsröd (Noruega), dois dos “históricos” juízes que se mantêm nos painéis internacionais da especialidade há mais tempo, não se submetem, desta vez, a exames, colocando, deste modo, ponto final à sua longa e profícua ligação à arbitragem internacional.

A certificação constará da realização de exames escritos e orais (em língua inglesa), no sábado (22), e a visualização de um conjunto de filmes de atletas em ação nas competições internacionais, no domingo (23), onde os candidatos avaliarão da sua correção ou incorreção no plano regulamentar, tendo sido estabelecida a pontuação mínima global de 70 pontos (em 100) para acesso ou manutenção no Painel de nível II da IAAF, desde que obtida, pelo menos, metade da pontuação exigível para cada um dos itens.

Atualmente o Painel da AE é constituído por 28 juízes de 18 países, juntando-se a estes mais 14 elementos de 10 nacionalidades, dos pertencentes ao Painel da IAAF. Espanha (4), Portugal (3), Alemanha (3), Irlanda (3) e Eslováquia (3) são os países com o maior número de candidatos à certificação europeia do próximo fim-de-semana. Os espanhóis esgotam a quota estabelecida (2 juízes) para inscrição de novos candidatos.

No caso de Portugal, apesar de dispor de um bom conjunto de especialistas no seu Painel Nacional de graduação mais elevada (Painel A), vai apresentar-se somente com um candidato (dos dois a que teria direito), quebrando-se uma prática habitual na arbitragem portuguesa de forte aposta no setor (preencheram-se as quotas em anteriores certificações) com comprovado sucesso, como se explica pelo facto do nosso país possuir atualmente (a par da Espanha) o maior contingente de juízes internacionais de marcha nos painéis da EA e da IAAF, como igualmente sucede com os Oficiais Técnicos Internacionais.

José Ganso (Setúbal) e Vasco Guedes (Santarém), atuais membros do Painel da Associação Europeia de Atletismo, renovam a candidatura à permanência, enquanto Eduardo Gonçalves (Santarém), que já esteve no painel da EA no período de 2001 a 2005, foi o juiz indicado pela Federação Portuguesa de Atletismo para frequentar o seminário (aberto apenas aos novos juízes) e juntar-se à certificação, que se realiza normalmente a cada quatro anos.