sexta-feira, 4 de maio de 2018

Shirobokov e mais 4 atletas russos/neutros impedidos de participar em Taicang

Shirobokov e a revogação do estatuto «neutro» pela IAAF.
Foto: IG do próprio. Montagem: O Marchador
Sergey Shirobokov, Sergey Sharypov, Klavdiya Afanasyeva, Olga Eliseeva e Yuliya Lipanova viram revogado o seu estatuto de atletas «neutros» e já não estão autorizados a participar no Campeonato do Mundo de Seleções de Taicang (5/6 de Maio), conforme hoje anunciado [aqui] pela IAAF, sigla em inglês da Associação Internacional das Federações de Atletismo.

Esta decisão vem no seguimento de investigação que está em curso e que visa aprofundar questões graves decorrentes da participação desses atletas num recente estágio na cidade de Karakol, no Quirguistão, onde supostamente terá estado Viktor Chegin, treinador banido para sempre do desporto por repetidas violações das regras antidopagem.

Outros dois atletas, Yana Smerdova (20 km femininos) e Vasiliy Mizinov (20 km masculinos), que não participaram no referido estágio, permanecem autorizados pela IAAF a competir, amanhã e domingo, em Taicang.

Após a conclusão deste processo, a IAAF reavaliará o estatuto dos 5 atletas acima mencionados com vista à participação, ou não, nos próximos eventos internacionais deste ano.