sábado, 2 de janeiro de 2016

Tunes volta a realizar um Grande Prémio de Marcha Atlética

Hélder Bacalhau e o I Grande Prémio Atletis - CA Tunes.
Foto: fb Roberto Raposo. Montagem: O Marchador
O Atletis – Clube de Atletismo de Tunes, fundado em 26 de maio deste ano, vai organizar, em conjugação com a Associação de Atletismo do Algarve, o seu primeiro grande prémio de marcha atlética, iniciativa que terá lugar no dia 3 de janeiro, a partir das 10.30 horas, na Rua 1.º de Maio, junto à sede do clube, com provas destinadas a todos os escalões etários.

A competição abrangerá, ainda, o Campeonato de Marcha Atlética do Algarve e contará com o apoio da Câmara Municipal de Silves e da União das Freguesias de Algoz e Sines. Se bem que seja a primeira realização, nesta área, do novel clube algarvio, já tiveram lugar, nesta pacata e agradável vila do concelho de Silves, uma série de grandes prémios e torneios organizados, em finais dos anos 90, por outro clube da região, a ADEC Tunes.

E há um denominador comum nestas duas organizações e entidades: Hélder Bacalhau. Treinador ligado ao atletismo há várias décadas, tem vindo a desenvolver um trabalho meritório junto dos mais jovens atletas da região, muitos dos quais estiveram, ainda há poucas semanas, competiram no Grande Prémio do Centro de Atletismo das Galinheiras, que teve lugar na pista da Alta de Lisboa.

A organização antevê a participação de cerca de duas centenas de atletas, alguns clubes de Lisboa, bem como uma extensa delegação do país vizinho. São vários os atletas internacionais que tomarão parte no evento, casos, entre outros, da pechanense Ana Cabecinha (quarta nos mundiais de Pequim), dos benfiquistas Pedro Isidro e Kristina Saltanovic, e ainda das jovens marchadoras do Clube Oriental de Pechão, Edna Barros e Catarina Marques, que representaram o país no europeu de juniores, e Carolina Costa, que esteve nos mundiais de juvenis. Dionísio Ventura, esta época a representar o clube organizador, triplo campeão nacional dos 50 km marcha, e seis vezes internacional, é outra das presenças asseguradas.

De registar que, em matéria de prémios, a organização, além de premiar os primeiros cinco classificados de todos os escalões etários com troféus e medalhas, e prémios monetários às cinco primeiras equipas, ofertará "vouchers" de uma semana de férias (três primeiros), e de um fim-de-semana (quartos e quintos classificados), num dos aldeamentos turísticos de Albufeira, atrativos prémios destinados a atletas dos escalões  juniores, seniores e veteranos, tanto no setor masculino como no feminino.