sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Doping: jovem marchador brasileiro Hiago Garcia suspenso por 4 anos

Hiago Garcia. Foto:Paulo Paiva/DP/DA Press
Depois da publicação de «O Marchador» em 9 Dez. 2015 sob o título «Brasileiro Hiago Garcia nas malhas do doping russo?» [aqui], a Confederação Brasileira de Atletismo emitiu ontem (21 Jan.) no seu «site» oficial o comunicado que abaixo se transcreve, assinado por Martinho Nobre dos Santos, Superintendente Técnico da CBAt.

«São Paulo - A Confederação Brasileira de Atletismo informa que a IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo) comunicou nesta data, que foi identificada na amostra de urina do atleta HIAGO PEREIRA GARCIA (PE), coletada no dia 1º de julho de 2015, na cidade de Moscou, na Rússia, durante os Campeonatos Esportivos Universitários, em controle realizado pela Agência de Antidopagem da Rússia (RUSADA), a presença da substância proibida pela WADA/IAAF "Fenoterol e Peroxisome e seus agonistas".

A IAAF comunicou, ainda, que o caso foi julgado pela RUSADA no ano de 2015, tendo o atleta sido suspenso pelo período de quatro (4) anos, em conformidade com o disposto nas normas da WADA, tendo a IAAF analisado o processo e contatado o atleta, que aceitou a punição.

Em função desses fatos, a CBAt emitiu Portaria nesta data tornando o atleta inelegível para participar de competições de Atletismo, pelo período de quatro (4) anos, a contar de 1º de julho de 2015.»

Fica assim interrompida, se não mesmo terminada, o que era uma promissora carreira desportiva de Hiago Garcia, atleta de 20 anos de idade, natural de Petrolina, no interior do estado de Pernambuco.