terça-feira, 14 de julho de 2015

Moulinet suspenso por quatro anos

Moulinet na Taça da Europa de Marcha em Olhão-2011.
Foto: Manolo Teijeiro
A Federação Francesa de Atletismo (FFA) suspendeu por quatro anos o marchador Bertrand Moulinet, anunciou esta segunda-feira o jornal «Le Monde». O atleta teve em Abril um controlo positivo de dopagem, com uma análise que revelou a presença de uma substância estimulante da produção endógena de eritropoietina. O resultado da análise foi mais tarde reforçado por uma busca policial na casa de Moulinet em Font Romeu, onde foram descobertos produtos comprometedores.

No mesmo dia, o atleta admitiu na conta pessoal na rede Facebook ter tido um controlo positivo, reconheceu ter utilizado a substância designada FG4592 e declarou prescindir da análise da amostra B. Desde então está em curso um inquérito cujo desenvolvimento não impediu, para já, a sanção aplicada pela FFA.

Para além das sanções desportivas, este guarda fronteiriço de 28 anos arrisca-se ainda a sanções administrativas e a eventuais processos cíveis. Bertrand Moulinet foi oitavo classificado nos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e 11.º nos 50 km, com 3.45.35 h, tendo tido durante vários anos presença regular nas selecções francesas para as grandes competições internacionais de atletismo e de marcha.