quarta-feira, 1 de julho de 2015

Campeonatos da Coreia do Sul em Mungyeong

Os campeões Park e Jeon e os juízes internacionais de marcha.
Fotos: Dukho Cho e Fed. Atletismo da Coreia do Sul
Montagem: O Marchador
Integrados nos 69.os campeonatos nacionais de atletismo, tiveram lugar neste fim-de-semana as provas de marcha, na distância de 20 km e disputadas num circuito de estrada, em Mungyeong, cidade da zona centro do país, e que atrai muitos turistas movidos pela sua beleza natural e motivos históricos.

Nos 20 km masculinos, Chilsung Park sagrou-se campeão com o tempo de 1.29.38, distante do seu melhor registo pessoal, mas na atualidade mais concentrado na distância dos 50 km que o levou à medalha de prata nos últimos Jogos da Ásia (3.49.15) e com uma boa classificação (13.º) nos Jogos Olímpicos em Londres onde realizou a sua melhor marca pessoal (3.45.55). Sehan Oh (1.31.09) e Byeongho Choe (1.35.44) classificaram-se nas posições seguintes. Foram 9 os participantes.

Nos 20 km femininos, com pouca participação, mas ainda assim muita emotividade com as três primeiras separadas por apenas 12 segundos, Yeongeun Jeon triunfou com a marca de 1.37.47, repetindo o triunfo alcançado nos nacionais de novembro se bem que então com um tempo melhor: 1.35.30. Note-se que a campeã sul-coreana realizou este em março deste ano em Nomi, no Japão, a seu melhor resultado de sempre, com 1.30.35, superando largamente os mínimos para os mundiais de Pequim. Completaram o pódio Seasbyeol Weon (1.37.58) e Jeongeun Lee (1.37.59).

De destacar ainda, que a convite da federação sul-coreana, fizeram parte da equipa de juízes de marcha os internacionais Akira Fujisaki (Japão), Khoo Chong Beng (Malásia), Echo Yeung (Hong-Kong), juntando-se aos também internacionais do país anfitrião, Doo-An Chun e Dukho Cho.