sábado, 30 de maio de 2015

Cuenca recebe Sul-americanos de Juvenis

A pista de atletismo "Jefferson Pérez.
Foto: FEA. Montagem: O Marchador
Os 41.os Campeonatos Sul-americanos de Juvenis terão lugar, este fim-de-semana, em Cuenca, no Equador, competição que entre nós corresponderá ao escalão de juniores (até aos 19 anos). Prevê-se que participem 420 atletas em representação de 13 países, com a selecção anfitriã a apresentar o maior número de atletas, 64.

As competições serão disputadas na pista de atletismo que tem o nome de “Jefferson Pérez”, em homenagem ao maior desportista de sempre no Equador, o único do seu país a ganhar medalhas em Jogos Olímpicos, e em duas ocasiões, a de ouro em Atlanta/1996, e a de prata em Pequim/2008. Venceu ainda os mundiais de 2003, 2005 e 2007. Em 1999 foi eleito o atleta do século XX.

Natural da região, Jefferson Pérez, que foi um exímio tecnicista, afirmou um dia ser seu desejo que a Taça do Mundo das Nações em Marcha Atlética se dispute no Equador. Enquanto isto, a cidade, que realizou o evento há 17 anos, prepara-se, com todo o empenho, para proporcionar aos jovens desportistas as melhores condições possíveis.

Manuel Bravo, o presidente da Federação de Atletismo do Equador, esclareceu que os resultados de cada uma das competições serão conhecidos poucos minutos após o seu términus, sendo utilizados os meios tecnológicos mais avançados. Pela primeira vez será instalada fibra ótica na pista de atletismo, podendo o evento constituir um teste para que a entidade a que preside se candidate à realização dos pan-americanos de atletismo.

Os 10.000 m marcha masculinos vão realizar-se este sábado, pelas 7.30 horas, e a prova feminina, de igual distância, terá lugar no domingo, também pelas 7.30 horas.