quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Kaniskina vai ser demitida do centro de treino de Saransk

Olga Kaniskina. Foto: «site» Mordov.er.ru
O «site» russo de informação desportiva «R-Sport» garantia esta quarta-feira que Olga Kaniskina vai ser demitida da direcção do Centro de Preparação Olímpica Viktor Chyogin, em Saransk. A publicação citava o ministro russo do Desporto, Vitaliy Mutko, que terá já dado indicações ao centro de treino no sentido de que fossem tomadas as medidas necessárias, previstas nos regulamentos, para que a campeã olímpica de Pequim-2008 fosse afastada do cargo.

Olga Kaniskina assumiu o cargo de directora do Centro de Preparação Olímpica de Saransk em 26 de Dezembro passado, em substituição de Viktor Kolesnikov, suspenso preventivamente pela Agência Russa Antidopagem em Agosto passado. Já em Novembro a sanção passou a efectiva, por quatro anos, depois de Kolesnikov ter sido considerado envolvido nos processos de dopagem no centro de treino que dirigiu durante 19 anos.

A ex-atleta faz parte do conjunto de cinco marchadores russos cujas suspensões foram anunciadas esta terça-feira pela Associação Internacional de Federações de Atletismo, apesar de remontarem a 2012. Além de suspensa, Olga Kaniskina viu serem-lhe retirados os títulos mundiais de 20 km marcha femininos de Berlim-2009 e Daegu-2011.

Nas declarações prestadas, o ministro acrescentou que o presidente da Federação Russa de Atletismo, Valentin Balakhnichyov, deve decidir o que fazer com os treinadores de marcha daquele centro e com a própria federação, tendo em conta os escândalos das últimas semanas.

Entretanto, Valentin Balakhnichyov anunciou que esteve reunido com o gabinete do ministro e que dentro de uma semana vai apresentar ao Ministério do Desporto da Rússia um plano de reestruturação das selecções nacionais. «Estivemos reunidos com Vitaliy Leontyevich há dois dias. Dentro de uma semana vamos entregar uma proposta para reformular e reestruturar a equipa federativa. Anunciaremos as alterações no 'site' da federação», afirmou.

Após a divulgação das sanções impostas aos cinco marchadores identificados esta terça-feira, o presidente da Federação Russa de Atletismo manifestou-se disponível para abandonar o cargo «se isso ajudar alguma coisa».

Os sucessivos casos de dopagem entre atletas russos, em especial os marchadores, está a causar grande agitação na comunidade desportiva russa. Pouco depois de saber da suspensão imposta a Olga Kaniskina, Sergey Kirdyapkin, Valeriy Borchin, Vladimir Kanaykin e Sergey Bakulin, o lendário hoquista no gelo russo Viacheslav Fetisov, agora deputado, defendeu que os atletas apanhados no «doping» devem devolver todos os prémios recebidos, incluindo medalhas, dinheiro, carros e apartamentos.