domingo, 7 de setembro de 2014

Gerhard Herbst praticante de marcha aos 90 anos

Gerhard Herbst (M90) nos 5.000 m de Izmir (EVACS) e
entrevistado para «O Marchador» por Manfred Bott.
Fotomontagem: O Marchador
Nos campeonatos europeus de masters, realizados recentemente na cidade turca de Izmir, compareceram atletas de vários escalões etários, a partir dos 35 anos de idade, mas apenas um deles pertencia ao escalão M 90: o alemão Gerhard Herbst.

Com a imprescindível colaboração do juiz internacional Manfred Bott, a quem se agradece, o blogue “O Marchador”, numa justa homenagem ao menos jovem marchador presente nos europeus, dá a conhecer as impressões de Herbst.

“Nasci em Berlim, no dia 14 de janeiro de 1924. Com os meus 18 anos de idade iniciei-me no atletismo. No princípio era velocista, dedicando-me a provas de 100, 200 e 400 metros. Sagrei-me, por três vezes, campeão mundial nessas distâncias e de permeio alcancei 10 títulos europeus e mundiais na marcha atlética “.

Mantendo um estilo de vida saudável, Herbst refere que, ainda hoje, treina duas horas, duas a três vezes por semana, referindo que gosta de o fazer com companhia.

“Iniciei-me na marcha atlética em 2001, principalmente porque já não me sentia tão rápido e porque tenho alguns problemas nas ancas. Em Izmir, também venci os 100 metros no meu grupo de idades, com o tempo de 23,2 segundos”, prossegue este nosso atleta exemplar.

“Estou realmente feliz com o meu resultado na prova dos 5.000 metros marcha destes campeonatos. Com a marcha atlética pode-se competir até uma idade mais avançada. Como puderam verificar o meu estilo não foi assim tão mau. Não tive qualquer problema em termos de suspensão e posso ainda esticar as minhas pernas, muito melhor que muitos dos mais jovens competidores”, declarou Herbst.

Questionado sobre o que pensa fazer daqui para a frente, disse em tom sorridente: “Na minha condição espero poder fazer muitas mais competições no futuro mas só Deus sabe durante quanto tempo mais poderei concretizá-lo”.

Autor: Manfred Bott