terça-feira, 5 de novembro de 2013

FPA anunciou os seus eventos para 2014

A Federação Portuguesa de Atletismo divulgou no seu portal a maior parte dos locais onde se realizarão as principais provas do calendário federativo.

Janeiro e Fevereiro serão os meses em que a pista coberta entrará em acção e a marcha terá assento com as provas de 5.000 metros (masculinos) e de 3.000 metros (femininos). Os Nacionais de Clubes (apuramento) a 25 de janeiro, em Braga e Pombal, os Nacionais de Juniores a 8 de fevereiro, os Campeonatos de Portugal, integrando os Sub-23, a 15, e a final dos Nacionais de Clubes a 22, sempre em Pombal.

Quanto às provas colectivas de pista ao ar livre, as provas de marcha das fases de apuramento dos Campeonatos de Clubes terão lugar a 17 de maio, em local ainda a definir, enquanto a final da I e II divisões tem assento marcado para Fátima, a 31 de maio, e a III Divisão, a realizar-se no mesmo fim-de-semana, aguardará oportunidade de escolha do local, provavelmente, tendo em conta o escalonamento das equipas que competirão neste escalão.

Os Campeonatos Nacionais de Juvenis serão realizados em Abrantes, a 28 e 29 de junho, os de Juniores no Luso, a 5 e 6 de julho, e os de Esperanças (Sub-23) na Maia, a 12 e 13 de julho, registando-se a particularidade da cidade nortenha voltar a ter uma competição nacional relevante após vários anos de ausência.

Os Campeonatos de Portugal de pista, a 26 e 27 de julho, terão por palco o Estádio Universitário de Lisboa.

Os 30.ºs Campeonatos Nacionais de Marcha Atlética em estrada serão realizados pela segunda vez em Quarteira, depois de 2012. É a terceira vez que o evento terá lugar no Algarve, tendo Olhão recebido a edição de 2010, que serviu de preparação para a Taça da Europa de 2011. O dia 1 de Fevereiro (sábado) foi a data escolhida, posicionando-se a 13 semanas da realização da Taça do Mundo de Marcha em Taicang, China (3-4 Maio), onde a selecção nacional aspira a posições relevantes.

O desfasamento da data do campeonato nacional para o espanhol (9 Março) evidencia o términus do Campeonato Ibérico, iniciado em Pontevedra, em 2012, com óptimo retorno para os portugueses, de que resultou o actual recorde nacional de 50 km (João Vieira, 3.45.17). O mesmo já não se poderá dizer para os espanhóis, cuja última edição, realizada no ano passado, no Montijo, deixou muito a desejar, quer nas condições do circuito da prova quer relativamente a outros aspectos de natureza organizativa.

A Taça FPA de Marcha em pista, marcada para o dia 22 de Março, vai para o Cartaxo, no distrito de Santarém, tendo por palco o Estádio Municipal, inaugurado em 2005, e a sua pista de atletismo de 6 corredores. Este evento, que tem tido mínimos de acesso muito fáceis, contou apenas 36 participantes na edição de 2013, em Quarteira.

A 32.ª edição do Torneio Olímpico Jovem Nacional, em pista, será disputada em Lisboa, a 14 e 15 de junho, esperando-se que se retome uma velha tradição, perdida há alguns anos, das provas de marcha serem disputadas nos escalões de iniciados e de juvenis, proporcionando-se iguais oportunidades para marchadores e os outros atletas de diferentes disciplinas ou grupos de disciplinas. O historial de participação dos jovens na especialidade é muito rico, potenciando-se o surgimento de valores que hoje são referências no panorama competitivo internacional, casos de, entre outros, Susana Feitor, Ana Cabecinha, Inês Henriques e Vera Santos.