sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Pedro Martins vai ser homenageado em Loures

Pedro Martins na edição da légua em 2012.
Fotos: Atletismo Magazine.
Montagem: O Marchador
O marchador internacional Pedro Martins vai ser homenageado em Loures, por ocasião da realização da 10.ª Légua de Marcha Atlética de Santo António dos Cavaleiros/Loures, que terá lugar este sábado, e ocorrerá após o final das competições, na sessão de atribuição de prémios aos atletas melhor classificados.

A homenagem está a ser promovida pelo Grupo Desportivo de São Domingos, entidade presidida por Joaquim Leitão, e a ela se associa a Câmara Municipal de Loures e as Juntas de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros e de Loures.

Pedro Martins, que representa o Centro de Atletismo de Seia, é o atleta mais prestigiado do distrito da Guarda, tendo-se sagrado, nos 50 km marcha, a sua especialidade favorita, campeão nacional por sete vezes, seis das quais consecutivamente, feito ainda não transposto por mais nenhum outro atleta. É ainda o marchador com o maior número de registos cronométricos, 11, abaixo das 4 horas.

Por outro lado, o homenageado de amanhã é um dos especialistas portugueses que mais vezes representou as cores da seleção nacional, e se exceptuarmos o ano de 2010, a sua presença em eventos internacionais é uma constante desde 1996, ano em que participou na I Taça da Europa de Marcha, disputada em La Coruña, Espanha, competindo na distância dos 20 km.

Com 26 internacionalizações no currículo desportivo, 23 delas em provas realizadas na distância de 50 km, Pedro Martins pode orgulhar-se de, na referida distância, já ter competido nos Jogos Olímpicos de Sydney (2004) e Atenas (2008), e ainda nos Campeonatos Mundiais de Sevilha, Edmonton, Paris e Helsínquia (1999 a 2005).

A acrescentar àquelas, o valoroso atleta de Seia, que agora partilha a atividade competitiva com a função de treinador, representou a seleção portuguesa em 2 Campeonatos da Europa, os de 2006 e 2010, em 7 Taças do Mundo, iniciando o ciclo em 1997, e ainda em 10 Taças da Europa, com presença ininterrupta desde 1996. Em 1999 integrou a equipa lusa no encontro internacional de Catânia, Itália. Significativo, sem dúvida!