quarta-feira, 18 de julho de 2012

Colin Griffin e Maeve Curley venceram Campeonatos da Irlanda

Colin Griffin e Ciaran O'Cathain, presidente da federação
irlandesa, após os campeonatos de sábado passado. Foto:
Leitrim Observer
A marca mais expressiva das provas de marcha realizadas em Dublin, no fim-de-semana de 7 e 8 de Julho, dos 140os Campeonatos de Atletismo da Irlanda, foi obtida por Colin Griffin (Ballinamor) que percorreu as 25 voltas à pista em 41.47,66. Por sua vez, Maeve Curley (Craughwell), na prova feminina de 5.000 metros, destacou-se da concorrência vencendo com 24.41,07.

Estiveram ausentes alguns dos primeiros planos da marcha irlandesa, casos de Robert Heffernan e Olive Loughane, preparando a presença nos Jogos Olímpicos de Londres em estágios de altitude.

Griffin, que obteve o seu primeiro título irlandês, decidiu, na semana anterior à competição, interromper o estágio de altitute que estava a realizar nas montanhas de Serra Nevada, em Espanha, com vista à participação nos 50 km dos Jogos de Londres. Conseguira o mínimo “A” na Taça do Mundo de Saransk, em que obteve 3.52.54.

A propósito dos campeonatos irlandeses, os mais antigos em todo o mundo, com a primeira edição a ter lugar em 1873, o nosso amigo Pierce O’Callaghan, num delicioso relato de factos interessantes ocorridos nessa época, refere que um dos juízes das provas de marcha da edição inaugural dos campeonatos foi Abraham Stoker, escritor mundialmente conhecido pelo romance “Drácula”, escrito em 1897 e que tem como protagonista o vampiro Conde Drácula.