terça-feira, 17 de julho de 2012

100 anos de existência

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (AIFA) comemora hoje um século de existência. Foi criada em 1912, fundada por 17 federações nacionais de atletismo, aquando da realização dos Jogos Olímpicos de Estocolmo. O objetivo, essencialmente, foi implementar uma estrutura que permitisse regular a atividade do atletismo, que já então era muito popular, estabelecer um programa competitivo e aplicar um regulamento técnico às diversas especialidades bem como ao estabelecimento de recordes mundiais.

Até aos anos setenta o atletismo tinha os seus mais significativos momentos de glória a cada quatro anos, por ocasião da realização das olimpíadas. Hoje, a multiplicidade de competições que a AIFA leva a efeito regularmente, com um alto nível de profissionalismo e um excelente programa de marketing, confere-lhe um dinamismo difícil de igualar.

A marcha atlética tem, neste contexto, grangeado importantes apoios. A Taça do Mundo, evento organizado desde 1961, potencia um impacto mundial crescentemente significativo. A especialidade integra, praticamente, todos os eventos continentais e mundiais. Maurizio Damilano, campeão olímpico em Moscovo, em 1980, preside ao Comité de Marcha.

Atualmente são 212 as federações filiadas, divididas em seis áreas: Ásia, África, América do Sul, América Central e do Norte, Europa e Oceania.  

Lamine Diack (Senegal) tem conduzido, desde 1999, os destinos da Federação Internacional, sediada no Mónaco desde 1993. Antes, apenas outros quatro presidentes foram eleitos em Congresso: J. Sigfried Edstrom (Suécia), de 1912 a 1946, Lord Burghley (Grã-Bretanha), de 1946 a 1976, Adriaan Paulen (Holanda), de 1976 a 1981, e Primo Nebiolo (Itália), de 1981 a 1999.

As nossas maiores felicitações e votos de continuado sucesso!

Good luck!