quinta-feira, 14 de junho de 2012

Filipa Ferreira transportou o facho olímpico de Londres

Filipa Ferreira, a marchadora do facho de Londres.
Fotos: facebook da própria.
"Foi muito giro, havia muita gente à volta." Foi nestes termos que a jovem marchadora Filipa Ferreira caracterizou a participação, dia 30 de Maio, na estafeta do facho olímpico, cumprindo em marcha atlética um percurso de cerca de 300 metros em Acrefair, junto à cidade de Wrexham, no País de Gales.

Atleta de 17 anos do Clube Oriental de Pechão, Filipa Ferreira teve esta oportunidade de participação na estafeta do facho olímpico graças ao empenho da irmã, que propôs o seu nome no âmbito da campanha Everyone’s Olympic Games (Jogos Olímpicos de Toda a Gente), lançada pela sucursal portuguesa do patrocinador internacional da estafeta do facho olímpico. A fundamentação da candidatura de Filipa Ferreira assentou na dedicação e na vontade postas pela atleta na vida desportiva, argumentos que convenceram a equipa de selecção, responsável pela escolha dos três portugueses que participam nos mais de 12 mil quilómetros que a chama olímpica percorre no Reino Unido até 27 de Julho, dia em que será acesa a pira do Estádio Olímpico de Londres.

Para além de Filipa Ferreira, também Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar contra a Fome, participou na mesma jornada da estafeta do facho, num percurso em território inglês, em Chester, junto à cidade de Liverpool. Mais tarde, a 23 de Julho, será a vez de Jorge Gonçalves, presidente da Associação Europeia de Imagem e Som, fazer o seu percurso, em Bromley, no sul de Londres, a apenas quatro dias da cerimónia de abertura dos Jogos da XXX Olimpíada.

Elogiando a "excelente ideia" de o facho olímpico passar por tantos sítios e tantas mãos, Filipa Ferreira declarou à imprensa nunca lhe ter passado pela cabeça ter esta oportunidade, mas sempre garantindo sentir enorme satisfação por fazer parte duma cerimónia tão histórica, ainda para mais por "apenas três pessoas em Portugal terem essa honra".

Colega de equipa da marchadora olímpica Ana Cabecinha (pré-seleccionada para os Jogos de Londres e oitava classificada nos Jogos de Pequim de 2008), Filipa Ferreira tem neste momento inesquecível um factor adicional de motivação para o seu sonho de participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. "Os Jogos Olímpicos são o objectivo máximo da carreira de qualquer desportista e sabemos que todos os que lá chegam treinaram muitos anos para aquele dia", declarou à agência Lusa, acrescentando trabalhar todos os dias para poder estar presente na competição.

Nota: pode ver aqui reportagem da RTP sobre os portugueses envolvidos no transporte do facho olímpico dos Jogos de Londres de 2012.