![]() |
| Imagem: fb FOTOS Oliveirinha. Montagem: O Marchador |
Tal como vem sucedendo nos últimos anos, um circuito em estrada instalado no Centro Desportivo Nacional do Jamor recebe amanhã (sábado, 6/12) de manhã, mais uma edição do tradicionalíssimo Grande Prémio de Natal de Marcha da Associação de Atletismo de Lisboa, evento que volta a integrar o Campeonato Regional de Marcha em Estrada com a designação de Troféu «Aires Denis», em memória de quem (já falecido) foi um dos principais responsáveis pela reimplantação da disciplina no nosso país, em particular nos anos 70 e 80, tendo sido dirigente da AA Lisboa e da FP Atletismo.
Recorde-se que o Grande Prémio de Natal de Marcha soma 46 edições no setor masculino, a 1.ª realizada em 24/12/1978 com partida junto ao Estádio da Luz e meta nos Restauradores num percurso de 6,4 km que passava por grande parte do centro da capital e que se manteve por muitos anos. O setor feminino teve a sua estreia em 1983, num trajeto de 3,3 km entre o Campo Pequeno e os Restauradores. Ao Dr. Mário Paiva, então presidente da AA Lisboa, muito se deve o forte apoio à disciplina e em particular à sua integração neste especial evento natalício de corrida na cidade.
Num programa de provas que se mantém inalterado em relação ao ano passado, a primeira partida será às 10 horas e destinada aos atletas sub-12, sub-10 e desporto adaptado (1 km), e pelas 10h15 iniciam-se os 3 km sub-14 e 4 km sub-16, até aqui para masculinos e femininos em conjunto.
Seguem-se as principais provas de 5 km, em termos absolutos para o Grande Prémio de Natal, e por escalões (sub-18, sub-20, sub-23, seniores e veteranos nas suas diferentes faixas etárias) para o Campeonato de Lisboa, os femininos agendados para as 10h55 e os masculinos para as 11h45.
São 134 os atletas inscritos, dos quais 101 de Lisboa, em representação de 22 clubes (2 de Espanha), provenientes de 8 distritos do país.
Consulte o regulamento e a lista de inscritos [aqui].
