sábado, 12 de julho de 2025

Dublin com o Challenge de Verão de Marcha Atlética, este domingo

Imagem: Comité Organizador Local

Numa das últimas janelas de oportunidade para os atletas que aspiram à presença nos próximos Campeonatos do Mundo de Atletismo, que vão ter lugar em Tóquio, de 13 a 21 de setembro, Dublin vai acolher no dia de amanhã, domingo (13/07), no St. Annes Park, Raheny, um vasto conjunto de provas destinadas a todos os escalões etários e que inclui as principais distâncias dos 20 e 35 km marcha.

Inscreveram-se para este evento do calendário da World Athletics atletas de 19 diferentes nacionalidades em representação de 12 países do continente europeu, 4 da América Central e do Sul, 2 de África e 1 da Ásia. Por se prever que a temperatura, no dia do evento, se situe nos 26-28 graus centígrados, o horário das provas foi antecipado com a partida dos 35 km agendada para as 7:30 horas e a dos 20 km para as 8:30 horas, mesma hora em Portugal continental.

Dos atletas inscritos e no setor feminino, destaca-se a presença, nos 35 km, da grega Antigoni Ntrismpioti, que já conquistou por duas vezes o título europeu e foi medalha de bronze nuns Mundiais, as mexicanas Alegna González, 5ª nos Jogos Olímpicos de Paris e que em junho, na Corunha, protagonizou uma exibição de grande classe, uma estreia na referida na distância tendo como objetivo o de conseguir os mínimos para os Mundiais (2:48:00), e Karla Ximena, com um recorde pessoal nos 20 km de 1:29:49, conseguido este ano na Corunha, enquanto, no setor masculino (20 km), teremos a presença do colombiano Eider Arévalo, campeão mundial em Londres 2017.

A par da presença de alguns dos principais nomes da marcha atlética irlandesa, de Portugal viajam para Dublin a campeã nacional Vitória Oliveira, colocada na posição 41 do ranking mundial dos 20 km (50 vagas) e Joana Pontes, ambas inscritas para os 35 km.

A lista completa de atletas inscritos pode ser consultada aqui.