quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Mihaela Acatrinei e Ionut Vasilica Plesu venceram os Campeonatos da Roménia (10 km) em Timisoara

Partidas das provas masculina e feminina, os vencedores seniores e os pódios colectivos.
Fotos: fb Octavian Mihai Sergiu Mazaran/Federaţia Română de Atletism
Montagem: O Marchador

Timisoara recebeu pela terceira vez consecutiva os Campeonatos Nacionais de Marcha Atlética em estrada, numa organização da Federação de Atletismo da Roménia e da Associação de Atletismo de Timisoara, evento destinado à categoria Senior e de Sub-23 e que se disputou no passado domingo (23 de outubro), na distância de 10 km.

Na prova feminina, Mihaela Acatrinei conquistou o título romeno pela quarta vez consecutiva, obtendo a marca de 49:30, enquanto Ana Veronica Rodean foi segunda classificada com o tempo de 49:42, atleta que tem no seu currículo 7 títulos conquistados e que, ainda em abril deste ano, nos Campeonatos dos Balcãs que tiveram lugar em Glyfada, Atenas, venceu os 35 km marcha. Na terceira posição do pódio classificou-se Maria-Diana Lataretu, com 51:23, atleta que obteve o título sub-23.

Na prova masculina, Ionut Vasilica Plesu venceu com o tempo de 44:20 (recorde pessoal) completando as seguintes posições do pódio, Andrei Gafita, com 45:51, e Pavel Remus Radoi, com 46:44. O título sub-23 ficou na posse de Marian Ciobanasu, quarto classificado na geral, com 49:21.

Sagraram-se campeões na vertente coletiva, nos femininos, CS Unirea Alba Iulia 1 (Ana Rodean, Mihaela Acatrinei e Gerorgiana Jid), com 8 pontos, e nos masculinos, o CSU Resita (Pavel Remus Radoi, Ionut Piesu e Atila Balog), com 12 pontos.

As provas de Timisoara contaram com a atuação de juízes especialistas de marcha da Associação Regional respetiva. Note-se que Alexandru Stefan é atualmente o único juiz internacional do país (integra o Painel da Associação Europeia de Atletismo) e que, no passado, no Painel da IAAF (hoje com a designação de World Athletics), integrou-o o carismático e saudoso Ilie Popa, que participou, enquanto atleta, nos 50 km marcha dos Jogos Olímpicos de 1964, em Tóquio.

Consulte os resultados completos, aqui.