terça-feira, 14 de setembro de 2021

António Gonçalves (1953-2021)

António Gonçalves. Fotos: Atletismo Magazine
Montagem: O Marchador

Foi com surpresa e muita tristeza que soubemos do falecimento de António José de Oliveira Gonçalves, aos 68 anos de idade.

António Gonçalves, dedicado dirigente e treinador do Grupo de Amigos de Casais do Vento, coletividade na freguesia de Pelmá, concelho de Alvaiázere, desde há muitos anos se dedicava de alma e coração ao atletismo e particularmente à marcha atlética, tendo formado dezenas de jovens que alcançaram prestações de destaque no distrito de Leiria, a nível nacional e mesmo internacional, neste caso com os atletas Bruno Pedro e Joana Pontes.

Ele próprio foi praticante de marcha durante muitos anos com participações em vários grandes prémios e campeonatos nacionais de veteranos, incluindo alguns eventos internacionais, como Campeonatos da Europa de Estrada e Pista entre 2005 e 2007.

Gonçalves foi o principal mentor e dinamizador durante 20 anos do Grande Prémio de Marcha (Légua) de Alvaiázere, iniciativa que apesar de muitas dificuldades organizativas foi levando a cabo através do seu clube, do Jornal «O Alvaiazerense» e com o apoio do município de Alvaiázere, onde foi membro da Assembleia Municipal.

O blogue «O Marchador» expressa as mais sentidas condolências à família, amigos e companheiros do desporto.