terça-feira, 24 de agosto de 2021

Queniano Heristone Wanyonyi fez história no Mundial Sub-20

O campeão mundial sub-20 Nairobi-2021, Heristone Wanyonyi.
Fotos: Streaming WA e Sport News Africa. Montagem: O Marchador

Foi de todo surpreendente a vitória do jovem queniano, de 18 anos de idade, Wanyonyi, que não era o favorito (longe disso) dos 10.000 metros marcha dos Campeonatos Mundiais Sub-20, realizados no Moi International Sports Center, no Estádio Kasarany, em Nairobi, numa fresca manhã de sábado, obtendo a medalha de ouro, a primeira de qualquer queniano, ou mesmo do continente africano, num campeonato mundial de Sub-20, Sub-18 ou Sénior.

Recorde-se que Wanyonyi superou-se aos favoritos, os russos Pyanzin e Gramachkov, e o indiano Amit que partira com a melhor marca mundial do ano na distância. Aproveitando o facto deste, na fase final da prova, ter que se desviar até à pista 5 para ir buscar uma garrafa de água à zona de refrescamento, o atleta queniano acelerou e não se deixou mais apanhar, obtendo a marca de 42:10.84, mais 10 segundo que o indiano e mais 16 segundos que o campeão europeu da categoria, o espanhol Paul Mcgrath.

Heristone Wanyonyi confessou após a prova que se sentia nas nuvens ao ser o primeiro queniano a ganhar uma prova de marcha nuns mundiais inspirando-se, contou ele, no seu compatriota Samuel Gathimba, crónico campeão africano dos 20 km marcha. Estudante do ensino secundário, foi bicampeão dos Jogos Escolares, sucedendo a outro jovem valor queniano, Dominic Ndigiti, outro dos nomes que o inspirou, e que conquistou a medalha de bronze nos Mundiais Sub-18, há quatro anos, precisamente na mesma pista.

O professor Edward Moti foi quem o aconselhou a enveredar pela carreira da marcha atlética. Com as dicas dadas sobre a técnica desta especialidade e ainda o recurso a vídeos no Youtube, o jovem Wanyonyi entusiasmou-se e com a sua força de vontade e empenho conseguiu este extraordinário resultado alargando ainda mais a característica universal da marcha atlética, incentivando e apelando a que os estudantes adiram à especialidade num país que é conhecido essencialmente pelos grandes sucessos à escala mundial no meio-fundo e fundo.

O ouro de Wanyonyi permite-lhe pensar numa carreira ao mais alto nível no escalão sénior, com os horizontes voltados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A curto prazo terá ainda a possibilidade de participar nos próximos Mundiais Sub-20, em Cali, na Colômbia, no próximo ano e, quem sabe, perante o seu público, em 2025 ou 2027, caso a candidatura apresentada para sediar uns Mundiais de Atletismo seja bem-sucedida no seio da World Athletics.