sexta-feira, 4 de junho de 2021

Grande Prémio Internacional de Marcha da Corunha, este sábado

Cartaz e foto da organização local. Montagem: O Marchador

A Corunha converter-se-á este sábado na capital da marcha atlética mundial com a realização da edição nº 34 do Grande Prémio Internacional de Marcha – Troféu Sergio Vázquez, uma das mais importantes organizações do atletismo a nível mundial, distinguida pela World Athletics com a Placa Património Mundial do Atletismo.

Para esta edição, a organização do evento, da responsabilidade da Federação Galega de Atletismo e da Câmara Municipal da Corunha, homenageará postumamente Jordi Llopart, recentemente falecido, que foi uma das grandes figuras da marcha mundial, o primeiro dos atletas espanhóis na modalidade do atletismo a alcançar uma medalha olímpica.

A participação de atletas no Grande Prémio dos Cantones volta a ser de elevadíssima qualidade nas provas dos 20 km marcha, a feminina com o tiro de partida a ser dado às 17:00 horas locais e a masculina pelas 19:00 horas (menos uma hora em Portugal continental), com a organização a ter de limitar o número de inscrições, registando-se a inscrição de 94 atletas masculinos e 73 femininos.

Dos atletas inscritos, destaca-se a enorme participação de atletas de países centro e sul-americanos, com saliência para os mexicanos, inclusivamente superando a participação do país anfitrião, com nada menos de 38 atletas (26 no setor masculino e 12 no feminino).

No plano individual masculino, o sueco Perseus Karlström, que recentemente venceu o Europeu de Seleções (1:18:54), é considerado um dos maiores favoritos à vitória, sendo de considerar, também, os espanhóis Alvaro Martín (campeão europeu) e de Diego García, medalha de prata em Podebrady. O russo Mizinov, por problemas de aquisição de visto, não vai poder estar presente.

A nível feminino, a equatoriana Glenda Moréjon, que na última edição do afamado evento da Corunha, em 2019 (no ano passado não se realizou devido à Covid 19), foi a grande surpresa da prova, vencendo com um magnífico tempo de 1:25:29, recorde mundial Sub-20, é a grande figura do evento, restando saber em que condições estará depois da sua participação no último sábado, nos 20.000 metros pista dos Sul-americanos disputados no seu país, que venceu. As espanholas Laura Garcia-Caro e Raquel Gonzalez e a colombiana Sandra Arenas são outros dos nomes a serem tidos em conta, numa prova em que a temperatura, com valores a rondar os 20 graus centígrados, possa favorecer a obtenção de muito bons resultados, numa das últimas oportunidades para os atletas obterem mínimos olímpicos ou situarem-se nos primeiros 60 lugares (três do país) do ranking mundial de acesso a Sapporo.

Os recordes da competição estão na posse do japonês Toshikazu Yamanishi, com 1:17:41, em 2019, e da chinesa Liu Hong, com 1:24:38, em 2015 quando estabeleceu o recorde mundial.

O italiano Maurizio Damilano, campeão olímpico em Moscovo, em 1980, e que já venceu a competição, a par de outros grandes nomes da marcha mundial como o polaco Robert Korzeniowski ou o equatoriano Jefferson Pérez, será o Delegado Técnico nomeado pela World Athletics.

A equipa de juízes internacionais de marcha será formada por Luís Saladie (Espanha), o juiz-chefe, Anna Veselova (Israel), Dolores Rojas (Espanha), Jean-Pierre Dahm (França), Mara Baleani (Itália), Kilian Wenzel (Alemanha) e Vasco Guedes (Portugal), com as funções de Secretário a serem exercidas por Guillermo Sandino.

A lista de atletas inscritos pode ser consultada aqui.

Os amantes da modalidade poderão acompanhar as provas através do sistema de Live Stream [aqui].