domingo, 2 de maio de 2021

Bob Bowman (1940-2021)

Bob Bowman. Foto (arquivo): Masters Track

Foi com tristeza que soubemos, apenas agora, do falecimento em meados de janeiro último, do antigo dirigente e juiz internacional de marcha, Robert Bowman, dos Estados Unidos da América, vítima de doença, contava 80 anos de idade.

Bowman foi uma figura ímpar da marcha atlética no seu país e muito principalmente a nível internacional, tendo sido membro do Comité de Marcha Atlética da IAAF (hoje, WA) de 1980 a 2008, presidindo a este organismo de 1992 a 2000.

Foi relevante o seu desempenho em múltiplas tarefas relacionadas com a atualização das regras internacionais, elaboração de manuais, formação de juízes internacionais, e estatística, bem como o seu envolvimento na organização e como juiz de marcha em muitos dos principais eventos internacionais da marcha atlética.

Foi praticante da disciplina em meados da década de sessenta, durante alguns anos e com lugares cimeiros em competições nacionais no seu pais, tendo alcançado o título nacional nos 35 km em 1963.

À família, amigos e comunidade da marcha atlética nos Estados Unidos da América, o blogue «O Marchador» expressa sentidas condolências.

Fonte: Ron Daniel, a quem agradecemos.