quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

IAAF regulamenta Challenge Mundial de Marcha 2018

Foto: Quora. Montagem: O Marchador
Anualmente a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla inglesa) organiza um Challenge Mundial de Marcha com a inclusão de competições divididas em três categorias. Segundo nota informativa da IAAF, em 2018 teremos, na categoria “A”, o Campeonato Mundial de Seleções de Marcha Atlética, em Taicang-China, na “B”, as competições internacionais validadas pela IAAF, em Monterrey-México, Rio Maior-Portugal, Corunha-Espanha e Suzhou-China, e na “C”, em Adelaide-Austrália.

Nas categorias A e B os atletas serão classificados até ao 10.º lugar, recebendo o primeiro 12 pontos, o segundo, 10 pontos, o terceiro, 8, e assim sucessivamente. Na categoria C serão pontuados os seis primeiros atletas, recebendo o vencedor 6 pontos. Para a classificação geral cada atleta deverá ter participado (e não ser desclassificado) num mínimo de 3 provas. Se bater um recorde do mundo ser-lhe-á adicionado 4 pontos.

Os organizadores deverão assegurar a participação de, pelo menos, seis atletas de quatro diferentes países, indicados numa lista de elite de 30 atletas, publicada pela IAAF. Este organismo, independentemente dos prémios monetários fixados em cada uma das provas do Challenge Mundial, distribuirá o montante global de 160,000 dólares aos oito primeiros (masculinos e femininos) da classificação geral.

Um medidor internacional (IAAF/AIMS) será o responsável pele medição do circuito. Pelo menos 6 juízes internacionais de marcha (Painel II ou III da IAAF), de cinco diferentes nacionalidades, atuarão em cada competição. A IAAF designará um Delegado para cada evento. Serão ainda obrigatoriamente realizadas um mínimo de seis análises antidoping (incluindo análises de EPO), para cada um dos eventos e remetidos para laboratórios acreditados pela Agência Mundial Antidopagem (WADA).

Consulte [aqui] o regulamento completo no site da IAAF.