quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Guadix acolheu Campeonatos de Promoção de Inverno de Espanha

Protagonistas dos campeonatos e grande prémio em Guadix.
Fotos: fb Antonio Camacho García e Noudiari.es
Montagem: O Marchador
A Real Federação Espanhola de Atletismo levou a efeito, este domingo, pelo quarto ano consecutivo, o Campeonato de Marcha de Inverno de Promoção, numa muito bem conseguida iniciativa, destinados às categorias de iniciados, juvenis e juniores, nas distâncias de 5 km, com excepção das iniciadas que realizaram 3 km.

Os campeonatos tiveram lugar em Guadix, coincidindo com o já tradicional Grande Prémio de Marcha de Guadix. O evento constituiu um enorme êxito organizativo e de propaganda para a especialidade, tendo participado 400 atletas oriundos de várias regiões de Espanha. Foi homenageada, uma vez mais, a memória de Manuel Alcalde, o percursor da marcha na Andaluzia, e que representou o país vizinho em eventos internacionais tendo, inclusive, competido em Portugal.

Santiago Pérez, o responsável técnico da marcha atlética espanhola, em declarações à imprensa, mostrou-se muito satisfeito com as marcas realizadas nos campeonatos: as marcas foram espetaculares, houve muita competição e rivalidade, o nível foi muito elevado e tudo isso proporcionou que se fizessem resultados muito importantes para esta fase (inicial) da época. A marcha atlética goza de boa saúde, há bastante tempo. Desde 1978 que, praticamente, a cada ano, conseguem-se medalhas. Estamos esperançados no futuro pois há jovens com caraterísticas que nunca tínhamos tido até agora, referiu Pérez, para acrescentar que Alberto Amezcua (o ídolo das gentes de Guadix) estará em força nos Jogos Olímpicos de Tóquio, lutando por uma medalha. 

De facto, o nível dos resultados, como frisou Pérez, foi muito bom. Diego García (20.11) e Lidia Sanchez-Puebla (22.30), nos juniores, Carlos Tur (22.06) e Irene Vázquez (23.21), nos juvenis, e Isaac Martin (22.39) e Mariona García (14.31), foram os campeões na categoria de cadetes, enquanto, nas principais provas do grande prémio, os vencedores foram Alberto Amezcua (19.39) e Raquel González (21.33).

Veja os resultados completos dos campeonatos aqui e do grande prémio aqui.