domingo, 3 de agosto de 2014

Procuradoria de Bolzano aprofunda investigação sobre Schwazer

Schwazer e Emelyanov, após os 20 km marcha
de Barcelona-2010. Foto: Associated Press
Bastou um dia para que a notícia da suspensão de Stanislav Emelyanov por dopagem e consequente passagem da medalha e do título de campeão europeu de marcha de 2010 para o italiano Alex Schwazer tivesse consequências em Itália. Segundo noticiava esta quinta-feira «La Gazzetta dello Sport», a Procuradoria de Bolzano, com jurisdição sobre o local de residência de Schwazer, anunciou ir proceder a investigações ao passaporte biológico do atleta relativo a 2010.

A intenção da entidade judiciária italiana é determinar se, quando dos Campeonatos da Europa de Atletismo de 2010, em Barcelona, o marchador italiano já recorria a processos de dopagem. Na capital da Catalunha, Schwazer foi segundo classificado nos 20 km marcha, atrás do russo Stanislav Emelyanov, agora suspenso e desclassificado, transitando a medalha de ouro para o italiano.

Poucos dias antes da prova de 50 km marcha dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, na qual tencionava participar para defender o título conquistado quatro anos antes em Pequim, Alex Schwazer foi suspenso por três anos e meio devido a análise positiva de dopagem que revelou a utilização da substância proibida eritropoietina (EPO).

Relativamente à investigação no âmbito do processo de 2012, a Procuradoria de Bolzano fez saber igualmente que na próxima semana poderá divulgar as conclusões a que chegou.

Entretanto, o marchador irlandês Robert Heffernan, quarto classificado nos europeus de Barcelona e que agora se vê reclassificado na terceira posição, atrás do português João Vieira, já divulgou numa rede social ter sido informado de forma não oficial de que vai de facto receber a medalha de bronze dos 20 km marcha de Barcelona-2010.