Páginas fixas

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

A World Athletics certificou Juízes de Marcha para os Painéis Prata e Bronze

Imganes: World Athletics. Montagem: O Marchador

A 21 de outubro do corrente ano de 2023 tiveram lugar, via online, exames escritos, orais e de vídeo com vista ao reforço do Painel de Juízes de Marcha da World Athletics de nível Prata (exigência de um mínimo de 70%) e, ainda assim, possibilitando o acesso ao novo Painel Bronze aos candidatos que tenham obtido entre 55% a 69% da pontuação total.

Aderiram à certificação o muito expressivo número de 185 Juízes, selecionados por cerca de 8 dezenas de federações nacionais representativas dos cinco continentes, que escolheram os seus melhores ativos dos principais painéis nacionais, levando em linha de conta, tanto quanto possível, as recomendações da WA no que concerne à paridade de género.

112 Juízes especialistas de marcha atlética foram certificados para os níveis de Prata (56) e de Bronze (56), 66 homens e 46 mulheres, o que representa um passo importante em direção à igualdade de género, tendo Portugal apresentado 2 candidatos (podendo, de facto, ter inscrito 4), Andreia Lopes (Algarve) e Luís Ervideira (Santarém).

Na Europa, 32 Juízes conquistaram o direito à entrada no Painel Prata, agora com um total de 55 Juízes, contabilizando-se os atuais membros, e 18 no Painel Bronze. Na Ásia, 7 Prata (17, no total) e 9 Bronze. Na América do Norte e Central, 6 Prata (21, no total) e 7 Bronze. Na América do Sul, 5 Prata e 17 Bronze. Na Oceânia, 5 Prata (10, no total) e 2 Bronze. Em África, 1 Prata (16, no total) e 3 Bronze.

Antes e após os exames, a World Athletics levou a efeito um conjunto de webinars versando os aspetos teóricos e práticos do ajuizamento de provas de marcha atlética e que contou com a intervenção de conceituados especialistas na matéria, o que se revelou muito produtivo, sendo especialmente destacadas, na última das sessões, a análise exaustiva de sequências de vídeo extraídas de provas de marcha atlética dos Mundiais de Atletismo, em Budapeste, e que foram objeto de exame.

Os juízes agora certificados para o Painel Prata permanecerão neste nível, pelo menos, até 31/12/2031. Adquiridos 4 anos de experiência, que perfazem em 2028, alguns poderão ter a oportunidade de obter a certificação para Juiz de Marcha WA Ouro. Para os antigos, essa chance verificar-se-á já em 2024. Previsto, também no próximo ano, nova certificação para o nível Bronze.

A todos os que foram bem-sucedidos nesta certificação, levada a efeito pela primeira vez no sistema online, e, frise-se, com acentuado grau de exigência, esta equipa endereça as mais calorosas felicitações, desejando um bom trabalho aos novos juízes internacionais de marcha e que possam desempenhar satisfatoriamente uma tarefa que se afigura relevante no ajuizamento de eventos nacionais e internacionais.